Título: Obama estreia na Assembleia Geral sem avanços sobre Oriente Médio
Autor: Martins, Marília
Fonte: O Globo, 23/09/2009, O Mundo, p. 30

Discurso de Ahmadinejad esquenta encontro da ONU hoje

NOVA YORK. Mais de dez mil soldados, ruas fechadas, policiais nas estações de metrô. Em toda parte há sinais de que Nova York voltou a ser destaque no mapa político mundial, à medida que a ONU recupera o lugar de protagonista nas negociações sobre clima e desarmamento nuclear.

A Assembleia Geral da ONU deste ano, iniciada ontem, já ganhou o apelido de ¿baile inaugural de Obama¿: o americano tem reuniões marcadas com os personagens que mais desafiam sua política internacional.

Ahmadinejad e Kadafi discursam hoje O iraniano Mahmoud Ahmadinejad e o líbio Muamar Kadafi prometem constrangimentos para Obama, que vai tentar se esquivar de esbarrões ¿casuais¿ nos corredores. Ontem, Obama já enfrentou um desafio: liderou o primeiro encontro entre o primeiroministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. O americano pressionou para acelerar o processo de paz, mas conseguiu pouco mais que um constrangido aperto de mãos dos dois.

¿ Minha mensagem a esses dois líderes é clara ¿ disse Obama.

¿ Apesar dos obstáculos, apesar da História, apesar da desconfiança, temos de achar uma forma de seguir adiante.

Na saída, Netanyahu disse que houve ¿consenso de que o processo de paz deve ser retomado¿.

Já Abbas declarou que Israel deve suspender a ampliação dos assentamentos judaicos na Cisjordânia e na parte oriental de Jerusalém.

A assembleia é marcada por outras estreias. Além de Obama, os líderes da Líbia e da China pela primeira vez sobem à tribuna para discursar hoje. E Ahmadinejad e o venezuelano Hugo Chávez ¿ que já declarou que o acordo dos EUA para o uso de bases militares na Colômbia ¿agita ventos de guerra¿ na América Latina ¿ devem falar da questão nuclear e das acusações de que lideram uma corrida armamentista.

Também hoje, promete polêmica a participação de Ahmadinejad.

Apesar de dizer que fará ¿um discurso em favor da paz¿, o iraniano declarou que considera ¿um orgulho nacional ver a raiva de nações que cometeram crimes contra o mundo muçulmano¿.

Esperam-se fortes protestos de exilados de seu país.

A agenda de Obama incluía ainda encontros com o presidente da China, Hu Jintao (ontem, em que não discutiu a sobretaxa à importação de pneus chineses), e o da Rússia, Dmitri Medvedev (sobre a decisão americana de pôr fim ao escudo antimísseis que Bush queria instalar na Polônia e na República Tcheca), além de reuniões com o novo primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, e Lula (sobre o acordo militar com a Colômbia).

Na quinta-feira, outra estreia: Obama presidirá um encontro do Conselho de Segurança. A reunião, sobre a não-proliferação de armas nucleares, ocorre uma semana antes das negociações entre EUA e Irã sobre o programa nuclear de Teerã.