Título: Infraero: ajustes levarão 2 meses
Autor: Alves, Maria Elisa
Fonte: O Globo, 24/09/2009, Rio, p. 13

Empresa pretende pedir à Anac um prazo maior para adequar o aeroporto

Embora a Team Linhas Aéreas pretenda inaugurar, no final de outubro, a ponte aérea Rio-São Paulo, saindo do Aeroporto de Jacarepaguá, Marçal Goulart, diretor de Operações da Infraero, órgão responsável pela administração do aeroporto, disse que precisa de mais tempo para adequar o local a voos regulares.

Ele pedirá à Anac, que havia solicitado a conclusão em 10 de outubro das mudanças necessárias ao novo tipo de operação, que prorrogue o prazo por dois meses.

¿ Vamos precisar de balcões, linhas telefônicas, balanças.

Em 30 dias, o aeroporto terá as condições mínimas, mas quero poder oferecer as condições máximas ¿ disse Goulart.

Segundo ele, a empresa, se quiser, poderá operar sem as mudanças completamente implantadas, mas isso significaria comprometer o conforto dos passageiros.

¿ Se eu fosse passageiro, não compraria passagem para o primeiro voo, só para depois do décimo ¿ brincou o diretor de Operações.

Empresa quer dobrar o número de voos em um ano Para Marçal Goulart, a ponte aérea saindo do Aeroporto de Jacarepaguá tem tudo para dar certo, já que a demanda por voos saindo da região para São Paulo é muito grande: ¿ Se o fluxo por pequeno, se forem 30 passageiros por hora, vai ser muito tranquilo para o aeroporto.

Atualmente, o Aeroporto de Jacarepaguá tem 61 empresas operando, sendo que 30 são de táxi aéreo. No ano passado, foram transportados 80.603 passageiros, contra 3 milhões 628 mil do Santos Dumont. Em 2008, foram realizados 49.588 voos, contra 71.527 do Aeroporto Santos Dumont.

O presidente da Team, Mário Moreira, diz que, no primeiro momento, pretende ter quatro voos diários, de ida e volta. Em um ano, ele pretende dobrar a quantidade de decolagens e aterrissagens, mas garante que o movimento não atrapalhará os moradores da região.

¿ O avião que usamos gera menos ruído do que um monomotor, um teco-teco. Nós treinamos mais de 150 pilotos no aeroporto, aterrissamos nossas aeronaves para manutenção no hangar e nunca recebemos qualquer reclamação de barulho. O que incomoda muito são os helicópteros.

Passagem deverá custar R$ 280 por trecho O avião que será usado na nova rota tem capacidade para 19 passageiros e dois tripulantes.

Como é menor e menos potente do que os usados na ponte aérea que parte do Santos Dumont, a aeronave demorará uma hora para chegar ao Campo de Marte. Atualmente, os voos para São Paulo duram, em média, 50 minutos. A Team deverá cobrar R$ 280 reais por cada trecho e está otimista em relação ao sucesso da operação.

Tanto que já encomendou outros quatro aviões do tipo ao fabricante.

¿ Poderemos levar um pouco mais de tempo, mas vamos oferecer mais do que barrinha de cereais ¿ disse Moreira, fazendo propaganda de sua empresa. ¿ Nosso serviço de bordo é um saquinho com seis itens, de suco a biscoito e chocolate.

De fabricação tcheca, o Led 410 é usado também em voos regionais no Nordeste e no Sul do país por outras companhias aéreas.