Título: Polo verde volta a ser cidade do aço
Autor: Scofield Jr., Gilberto
Fonte: O Globo, 24/09/2009, Economia, p. 29

PITTSBURGH. Pittsburgh volta a ser uma cidade do aço: após superar o declínio da indústria siderúrgica e tornar-se um polo de tecnologia verde, surgem barreiras de aço em torno do Centro de Convenções David Lawrence, para evitar manifestações e garantir a segurança dos líderes do G-20.

Desde as 20h de ontem, carros particulares e pessoas não credenciadas estão impedidos de circular no entorno do prédio, premiado por sua estrutura ¿verde¿, com luz natural e horta no telhado.

O governo não divulga, mas estima-se que mais de três mil pessoas foram escaladas para cuidar da segurança do evento ¿ o equivalente a mais de 1% dos cerca de 313 mil moradores da cidade.

O presidente Barack Obama disse que Pittsburgh foi escolhida exatamente por ter-se reinventado como cidade verde. No G-20, ele vai propor o fim gradual dos subsídios para indústrias que usam combustíveis fósseis, principais responsáveis pelo aquecimento global. A questão foi alvo de protesto do Greenpeace ontem, que estendeu uma bandeira numa ponte da cidade. Oito pessoas foram presas. (GSJ)