Título: Lobão prevê autossuficiência em 2 anos
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 24/09/2009, Economia, p. 33

Ministro nega que país avalie romper contrato com bolivianos BRASÍLIA. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse ontem que, assim como já aconteceu com o petróleo, o país também será autossuficiente em gás. Mas negou que o Brasil pense em romper o contrato de compra de gás com a Bolívia ¿ cujo prazo de fornecimento é de 20 anos¿ após a produção brasileira atender à demanda interna.

¿ A Petrobras estima que dentro de dois anos nós teremos gás para atender às nossas necessidades ¿ disse o ministro, que também buscou esclarecer a suposta divergência com os bolivianos sobre a importação de gás. ¿ Importar gás da Bolívia, não há nenhum dano com isso. Ao mesmo tempo que nós importamos alguma coisa, exportamos alguma coisa.

Lobão também afirmou que o primeiro leilão de blocos do pré-sal sob o novo regime de exploração poderá ocorrer no primeiro semestre de 2010. Atualmente, tramita no Congresso projeto de lei para alterar o modelo do atual regime de concessão para o de partilha de produção.

Segundo Lobão, o leilão deve ser realizado assim que o projeto for aprovado.

¿ Transformados esses projetos em lei, nós vamos convocar esse leilão, já então sob regime de partilha ¿ disse o ministro, que participou de seminário sobre o présal em Brasília.

Lobão afirmou ainda que, apesar dos gigantescos volumes de petróleo descobertos no pré-sal, o Brasil manterá o foco em energias menos poluentes, como etanol e gás natural.