Título: Sarzoky defende assento na ONU para o Brasil
Autor: Martins, Marília
Fonte: O Globo, 24/09/2009, O Mundo, p. 39

Presidente francês quer ampliação urgente do Conselho de Segurança NOVA YORK. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, defendeu ontem a ampliação de organismos multilaterais, em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, fazendo uma menção especial à reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Sarkozy, um dos cinco membros permanentes e com poder de veto no conselho, defendeu a inclusão do Brasil no órgão, entre outras nações.

¿ Os países mais desenvolvidos não podem governar a Humanidade sozinhos. Países inteiros não podem ser deixados de fora, nem as bilhões de pessoas que agora aspiram um espaço no palco internacional ¿ afirmou. ¿ É inaceitável que a África não tenha um membro permanente no Conselho de Segurança. Ou excluir a América do Sul, com uma potência tão forte como o Brasil. Ou a Índia, com seu um bilhão de habitantes. Ou o Japão ou a Alemanha.

Lula nega troca de interesses com a França O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se declarou muito satisfeito com a posição de Sarkozy e negou que o uso da tribuna de honra da ONU pelo presidente francês para esta defesa tenha sido uma troca de favores por causa da compra de submarinos e helicópteros franceses pelo governo brasileiro: ¿ Não é de hoje que o presidente Sarkozy defende um assento permanente para o Brasil no Conselho de Segurança.

E não é só um lugar para o Brasil, é a reforma do conselho, para saber quem são os países que vão entrar.

O que nós queremos é a certeza de que a ONU vai se adaptar ao século XXI, e não ficar com uma cabeça do século XX.