Título: Dez minutos de constrangimento
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 06/09/2007, O País, p. 8

Lula fez apenas cumprimentos protocolares e não discursou.

BRASÍLIA. Durou só dez minutos a posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Alberto Direito. Mas o pouco tempo não foi capaz de evitar constrangimentos. Conforme o protocolo, Direito foi conduzido ao plenário pelo ministro mais novo e pelo mais antigo. No caso, Cármen Lúcia Antunes Rocha e Celso de Mello. Há duas semanas, a ministra foi flagrada trocando mensagens eletrônicas com o ministro Ricardo Lewandowski durante o julgamento da denúncia do mensalão. Os dois reclamaram que não foram ouvidos no processo de escolha do novo colega.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu, mas não conversou muito com os ministros. Trocou palavras com Gilmar Mendes que, na ausência da presidente, Ellen Gracie Northfleet, conduziu a cerimônia. Cumprimentou Direito de forma protocolar e agiu da mesma forma com o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza - autor da denúncia contra 40 suspeitos no esquema do mensalão. O STF abriu ação contra os 40.

O Congresso foi representado pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Além de Ellen Gracie, Lewandowski não foi à cerimônia. A assessoria do STF explicou que ambos tinham viagens oficiais agendadas.