Título: PT procura deputado para presidir o partido
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 06/09/2007, O País, p. 8

Berzoini estaria recusando; Marco Aurélio é considerado alternativa para unir petistas.

SÃO PAULO. Diante de nova recusa do presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, em concorrer à reeleição, deputados petistas articulam o lançamento do nome de um parlamentar para disputar o cargo no Processo de Eleições Diretas (PED), marcado para 2 e 16 de dezembro.

Segundo dirigentes que participaram da reunião da executiva nacional do PT, ontem, em Brasília, Berzoini voltou a dizer que não vai disputar a reeleição.

A recusa desencadeou uma corrida por nomes na corrente Construindo um Novo Brasil (CNB, o antigo Campo Majoritário). A mais citada é a líder do partido no Senado, Ideli Salvati. Mas a senadora disse preferir disputar a prefeitura de Florianópolis no ano que vem. Outros nomes comentados são os dos deputados José Pimentel (CE), Carlos Abicalil (MT), André Vargas (PR) e Marco Maia (RS).

A articulação contaria com o apoio do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, da corrente Movimento PT, que negocia aliança com os grupos Novos Rumos e PT de Lutas e Massas (ambos ligados a Marta Suplicy). Essa aliança seria capaz de tirar a segunda força do PT, a tendência Mensagem ao Partido (ligada a Tarso Genro), do segundo turno do PED.

Por outro lado, a Mensagem tenta convencer o ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, a entrar na disputa. Dutra também recusa a candidatura em favor de um nome da nova geração, alegando que a direção do PT deve ser renovada. Se Olívio não aceitar, a Mensagem deve apostar nos deputados Henrique Fontana (RS) e José Eduardo Cardozo (SP).

Todas as articulações podem ser suspensas, no entanto, caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva consiga concretizar a candidatura de nome ligado ao Planalto. O assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, flagrado fazendo o "top, top, top" no auge da crise aérea, é visto como o único nome capaz de unir o partido. Garcia está em viagem oficial à Líbia e ainda não respondeu se aceita disputar o PED. Outro nome de confiança de Lula é o do ministro da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, que deu sinais de que não aceita a disputa.

Semana que vem as correntes internas do PT devem começar a definir suas candidaturas - o prazo para inscrições termina em 9 de outubro. O único candidato definido até agora é Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, que ficou em 3º lugar no PED de 2005. Ontem, a executiva nacional do PT decidiu realizar debates em todas as capitais do país com vistas ao PED. Serão dez debates entre os candidatos a presidente e 17 entre representantes das chapas.