Título: A perícia é devastadora
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 27/08/2007, O País, p. 8

Integrante do Conselho de Ética, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) afirma que a perícia nos documentos de Renan Calheiros é demolidora e que o Senado vai ter que fazer uma opção entre a realidade demonstrada e acobertar os atos de Renan.

Diante do que já foi exposto, como avalia a situação do senador Renan Calheiros no Conselho?

DEMÓSTENES TORRES: Tem muita gente dizendo que se for no voto secreto, o Renan ganha. Agora, o fato é que o senador presidente é acusado por quebra de decoro.

Na sua opinião, ele quebrou o decoro?

DEMÓSTENES: Pela perícia dos documentos feita pela Polícia Federal, ele quebrou o decoro. A perícia é devastadora em cima do que ele apresentou. Mostra que a documentação, embora preparada ao longo dos anos, tem inconsistências gravíssimas.

O senador Renan afirma que tem explicação para tudo...

DEMÓSTENES: Nós temos que nos basear nos dados técnicos. E por esses dados, o senador Renan Calheiros apanhou da perícia.

A influência política do presidente e uma forte articulação podem mudar votos no Conselho?

DEMÓSTENES: Eu não acredito que nossos colegas vão deixar de atender a uma prova pericial feita em cima de documentos que ele mesmo juntou. A conta não fecha. Agora, o Senado vai ter que fazer uma opção entre a realidade demonstrada ou acobertar os atos do seu presidente e enfrentar o desgaste com a população. Ou seja, diminuir ainda mais a nossa credibilidade. (Gerson Camarotti)