Título: 50 mil procuraram Mattel no país após recall
Autor: Ribeiro, Erica e Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 06/09/2007, Economia, p. 28

Fabricante faz novo recolhimento de brinquedos por excesso de chumbo. Renault também chama consumidores.

BRASÍLIA E RIO. Ao anunciar ao governo o terceiro grande recall em pouco mais de um mês - dois atingindo o país - a fabricante Mattel informou que menos de 6% dos 850 mil consumidores brasileiros atingidos na primeira leva de brinquedos defeituosos se cadastraram até agora para serem ressarcidos pela empresa. Os 50 mil clientes que possuíam os modelos Barbie, Polly e Batman com risco de problemas nos ímãs e que procuraram a empresa também não foram indenizados ainda. Segundo a fabricante, isso ainda vai demorar de quatro a seis semanas.

Alejandro Rivas, diretor-geral da Mattel no Brasil, informou que no recall de novembro de 2006, quando a empresa tentou trocar cem mil brinquedos pintados com tintas com excesso de chumbo, apenas três mil trocaram seus produtos por outros brinquedos ou pediram o dinheiro da mercadoria de volta:

- Esse percentual brasileiro está dentro dos padrões internacionais - afirmou.

Ele disse que está satisfeito pois a maioria dos consumidores que procuraram a empresa pediu outros brinquedos e não ressarcimento.

Rivas e seu diretor financeiro, Ronald Schaffer, informaram ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e ao Ministério do Desenvolvimento as ações do novo recall, que atinge 7.057 brinquedos de cinco linhas da Barbie (Barbie Cômodos da Casa Louge e quatro modelos Barbie Detalhes da Casa - Sala de Jantar, Banheiro, Sala de Estar e Quarto), além do Geotrax Max Trax (veículo de carga), da marca Fisher-Price.

Lojas do Rio já retiraram produtos das prateleiras

No comércio do Rio, os produtos foram retirados ontem das prateleiras. Nas 290 filiais das Lojas Americanas, onde somente o trem Geotrax, da Fisher-Price, era vendido, todo o estoque foi retirado. Na rede de lojas Ri-Happy, com 77 unidades, os produtos Barbie e Fisher-Price também foram removidos.

O consumidor que possuir um dos produtos do recall deve ligar para o telefone 0800-770-1207 das 9h às 23h e, aos sábados e domingos, das 9h às 17h. O site www.recallmattel.com.br tem todas as informações para os consumidores.

Consumidores que já tiveram problemas com brinquedos elogiam a convocação da empresa. A sobrinha da dona de casa Andreia Paula, de 32 anos, engoliu um peça da boneca Polly. Por isso, ela aprova que os produtos sejam recolhidos das lojas.

- É importante para a segurança das crianças - diz.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Brinquedos (Abrinq), Synésio Batista da Costa, acredita que os recalls de brinquedos não afeta as vendas para o Dia da Criança, pois toda a produção já foi negociada com o varejo.

Ontem, a montadora Renault convocou os donos do recém-lançado Logan para um recall do veículo. O problema está na trava do pedal do freio. O recall envolve 1.623 unidades do modelo.

COLABOROU Gustavo Fernandes, do Extra