Título: Alemanha impede ataque terrorista gigante
Autor:
Fonte: O Globo, 06/09/2007, O Mundo, p. 29

Radicais islâmicos são presos com material capaz de realizar as maiores explosões no país desde a Segunda Guerra Mundial.

Três suspeitos presos com produtos capazes de produzir até 550 quilos de explosivos.

As forças de segurança da Alemanha desbarataram uma célula de terroristas islâmicos que planejavam realizar os maiores ataques a bomba ao país desde a Segunda Guerra Mundial. Três suspeitos ¿ dois alemães e um turco ¿ foram detidos na tarde de terça-feira, mas apenas ontem as prisões foram reveladas. Eles tinham em seu poder material suficiente para a construção de vários artefatos de grande capacidade explosiva, que se utilizados causariam um número maior de mortes do que os dos recentes atentados a Madri e Londres, segundo a polícia.

Entre os possíveis alvos dos ataques estavam o aeroporto de Frankfurt, um dos mais movimentos da Europa, e a base aérea militar americana de Ramstein, a maior do continente, além de locais com grande quantidade de pessoas, como boates. As evidências indicam que os ataques seriam realizados no futuro próximo, talvez no dia 11 de setembro, numa referência aos ataques aos EUA em 2001, ou no início de outubro, quando a Alemanha renovará a presença de tropas de paz no Afeganistão.

A polícia diz que os suspeitos são integrantes da União da Jihad Islâmica (que não tem relação com a Jihad Islâmica palestina). Esta organização foi criada no Uzbequistão e realizou os primeiras atentados suicidas da Ásia Central, em 2004. O grupo realizou ataques simultâneos altamente sofisticados naquele ano contra as embaixadas de EUA e Israel em Tashkent. Nos últimos anos, sua base se deslocou para o Paquistão, onde os três detidos treinaram em 2006. A União tem ligações também com a rede al-Qaeda.

A chanceler federal alemã, Angela Merkel, disse ontem que o país havia evitado um ¿acontecimento horrível¿:

¿ Isso demonstra que as ameaças terroristas não são algo abstrato, mas algo real. Inclusive em nosso país.

A procuradora-geral da Alemanha, Monika Harms, não tentou minimizar a potência dos possíveis ataques:

¿ A Alemanha escapou de ataques em massa com bombas. São as mais graves tentativas de atentados já feitas em território alemão.

Agentes da força de elite da polícia federal alemã GSG-9 invadiram um apartamento de veraneio em Medebach-Oberschledorn, no estado da Renânia do Norte-Westfália, prendendo os três suspeitos. Com eles havia 730 quilos de peróxido de hidrogênio, produto químico usado como desinfetante. O material estava em 12 barris. Eles também tinham detonadores militares e o equipamento necessário para produzir bombas.

O mesmo material foi usado nos explosivos utilizados nos ataques de 2005 em Londres, quando 52 pessoas foram mortas em quatro explosões. No Reino Unido, os explosivos tinham entre três e cinco quilos de TNT. O material encontrado na Alemanha, no entanto, era suficiente para produzir o equivalente a 550 quilos de TNT.

O grupo vinha sendo vigiado pelas forças de segurança alemãs desde dezembro do ano passado, quando um dos integrantes do grupo (o alemão Fritz G., de 28 anos) foi visto circulando em torno da base de Ramstein. A polícia encontrou ligações dele com outro alemão, Daniel S., de 28 anos, e o turco Adem Y., de 22.

Atentado era `questão de tempo¿

Nos últimos nove meses, eles foram monitorados. Discutiram possíveis locais de ataques, como realizariam atentados suicidas e demonstraram grande ¿ódio aos americanos¿, como revelou um porta-voz da polícia.

A compra do material foi feita de maneira legal. Como medida de segurança, a polícia invadiu o apartamento antes da operação de terça e modificou a substância, que tinha 35% de pureza, diminuindo-a para apenas 3%, sem que os suspeitos percebessem. Como o produto químico tinha data de validade curta, os ataques foram considerados iminentes, ¿apenas uma questão de tempo¿, segundo uma pessoa envolvida nas investigações. A polícia realizou buscas em outros 40 locais em toda a Alemanha, e diz ter mais sete suspeitos sob observação.

Na Dinamarca, oito pessoas foram detidas ontem por planejar ataques terroristas, seis delas dinamarqueses. Seis suspeitos foram liberados, mas dois homens ¿ de origem afegã e paquistanesa ¿ continuam presos.