Título: Procurador-geral diz que trabalhará agora para levantar mais provas
Autor: Brígido, Carolina e Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 29/08/2007, O País, p. 4

MENSALEIROS NO TRIBUNAL: Possíveis recursos não atrasarão notificação dos réus.

Antonio Fernando elogia ministros do STF e critica advogados de defesa.

BRASÍLIA. O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, disse ontem que trabalhará para reforçar as provas contra os 40 acusados de envolvimento no mensalão. Alegre ao final do julgamento em que o Supremo Tribunal Federal decidiu abrir o processo, Antonio Fernando esbanjava sorrisos e até acenou para jornalistas, deixando de lado seu ar circunspecto.

- A preocupação do Ministério Público é reforçar os dados probatórios que já constam dos autos relativamente a tudo que foi afirmado - disse o procurador-geral, ao ser indagado se achava possível provar a existência do mensalão.

O procurador-geral não arriscou prognóstico quanto à duração do processo, em que serão ouvidos os 40 réus e as testemunhas de defesa e as de acusação. Ele considerou positiva, porém, a decisão dos ministros - tomada ao final do julgamento - de que possíveis recursos contra a aceitação da denúncia não atrasarão o envio das chamadas cartas de ordem, espécie de notificação dos réus para que prestem depoimento a juízes de primeira instância, nos estados:

- Isso daí é um exercício de futurologia, mas já se percebe, pela decisão final tomada hoje, que todo o tribunal está preocupado em agilizar, dentro, evidentemente, dos limites legais, o julgamento deste processo.

"Advogados perderam tempo precioso criticando denúncia"

Antonio Fernando disse que já esperava a aceitação da denúncia e rebateu as críticas que ouviu de advogados que subiram à tribuna, no primeiro dia do julgamento:

- Sempre tive a expectativa de que a denúncia seria recebida. Se alguns advogados preferiram, ao invés de demonstrar as razões dos seus clientes, fazer críticas à denúncia, perderam tempo precioso nessa exposição. Evidentemente que o recebimento da denúncia é uma demonstração de que as informações lançadas no seu corpo representavam, pelo menos para este ato processual, elementos suficientes de convencimento.

Na denúncia, o procurador-geral indicou 41 testemunhas de acusação. Indagado se poderia incluir o presidente Lula na lista, ele admitiu que a relação de nomes pode ser alterada a critério do Ministério Público:

- As testemunhas podem ser substituídas. Evidentemente, essa substituição atenderá ao interesse de demonstrar determinados fatos. E não é o momento próprio para fazer esse juízo.

Questionado se achava possível que Lula desconhecesse o esquema do mensalão, Antônio Fernando respondeu:

- Fiz a denúncia convencido das afirmações que fiz, e limito-me a elas.