Título: Para oposição, julgamento histórico
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 29/08/2007, O País, p. 15

Parlamentares elogiam decisão do STF e criticam o governo Lula.

BRASÍLIA. Parlamentares da oposição comemoraram ontem a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar réus os 40 acusados no escândalo do mensalão e aproveitaram para atacar o governo Lula. Todos consideraram a decisão histórica e ressaltaram que abertura de processos por corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha atinge em cheio o governo. Uma dos mais incisivos era o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). Para ele, o presidente Lula é responsável pelos escândalos ocorridos no seu governo. Pedro Simon (PMDB-RS) disse que ontem foi "um dia lindo".

- Se há alguém responsável por toda essa quadra que atravessa o Brasil, essa pessoa é o presidente da República. Os escândalos aconteceram no seu governo, sobretudo no seu primeiro mandato. O presidente nada via, o presidente não sabia de nada, o presidente não tomava conhecimento desses problemas levantados pela imprensa e denunciados por pessoas da sua própria base política - discursou Jarbas. - É um alento num país onde predomina a impunidade.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) também atacou o governo. Segundo ele, enquanto Lula chamava o então ministro da Casa Civil José Dirceu de "capitão do time", o procurador-geral da República atribuía a ele o posto de "chefe de quadrilha". O tucano disse que o julgamento mostra que Lula deveria ter enfrentado um processo de impeachment:

- O Supremo acaba de convalidar a tese de que deveria ter havido impeachment. Isso porque, enquanto o presidente chamava o José Dirceu de capitão do time, o procurador-geral chamava-o de chefe da quadrilha.

"O país tem o orgulho de se deparar com uma nova fase"

O vice-líder do DEM na Câmara, José Carlos Aleluia (BA), ironizou a mobilização do PT para tentar anistiar Dirceu:

- O pior é imaginar que o PT estava organizando um projeto para anistiar José Dirceu, alegando que houve uma injustiça quando a Câmara resolveu cassar o mandato dele. Ainda bem que não existe possibilidade de anistia no Supremo.

O presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), disse que o julgamento é histórico:

- O país tem o orgulho de se deparar com uma nova fase, o fim da impunidade.

Para o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), a decisão precisa gerar conseqüências políticas:

- Quem quiser ficar rico, vá fazer outra coisa. Quem quiser ser político, deve honrar o voto.

Pedro Simon elogiou:

- Foi o dia mais bonito que vi. Parecia até que o Brasil era um país dos mais modernos e dos mais justos da História, porque os votos foram de seriedade, a análise foi de seriedade e, creio, o Brasil viveu um dia importante.