Título: Decisão agrada a integrantes da CPI dos Correios
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 29/08/2007, O País, p. 15

MENSALEIROS NO TRIBUNAL: Sub-relator comemora indiciamento de Dirceu como chefe da quadrilha do mensalão.

Senadores e deputados dizem que, ao aceitar as denúncias, STF mostra que conclusão da comissão estava correta.

BRASÍLIA. Integrantes da CPI dos Correios que investigaram o escândalo do mensalão, em 2005, elogiaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de aceitar a denúncia do procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, contra os acusados de envolvimento no escândalo. O senador Delcidio Amaral (PT-MS), que foi presidente da CPI dos Correios, disse ontem que a decisão mostra que a CPI estava certa. Delcidio aproveitou para responder ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, seu colega de partido, que na época acusou a CPI de ser tendenciosa.

- Acho que prevaleceu o resultado da CPI dos Correios. Na ocasião, muitas pessoas questionaram o relatório e a decisão, dizendo que tinha sido tendenciosa, inclusive o José Dirceu. O mérito da CPI dos Correios foi correto. Esse é um julgamento histórico e restabelece a verdade - comemorou Delcidio.

Para Fruet, decisão mostra que CPI estava no caminho certo

O sub-relator da CPI dos Correios, o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), comemorou o indiciamento de Dirceu como chefe da quadrilha do mensalão.

- A decisão mostra que a CPI dos Correios estava no caminho certo. Havia recursos públicos sendo usados em troca de apoio de deputados ao governo, e não somente para financiar campanhas - afirmou Fruet.

Na mesma linha, o senador Jefferson Péres (PDT-AM), que também integrou a CPI dos Correios, considerou histórica a decisão do STF. Segundo ele, o julgamento não deixa dúvida de que existia um grupo criminoso atuando no governo.

- Foi um julgamento emblemático, reconheceu que havia um grupo de criminosos. Por ter sido uma decisão tomada por maioria, mostra que essa é uma interpretação confiável. E também em um momento em que as instituições estão em crise de credibilidade, mostra que o STF tem alto conceito junto à sociedade - afirmou Péres.

Já o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), que foi relator da CPI dos Bingos, disse que não se surpreendeu com a decisão do Supremo Tribunal Federal de abrir ação penal contra o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu por corrupção ativa e formação de quadrilha. Segundo ele, não parecia haver dúvida de que a articulação do esquema partia da Casa Civil.

- Acho que essa decisão já era esperada diante do que se apresentou em relação à conduta de José Dirceu. Até porque o esquema do mensalão tinha que ter um comandante e tudo levava a crer que, a partir do escândalo do Waldomiro Diniz, havia uma articulação que partia da Casa Civil - afirmou.