Título: Petrobras: troca certa em 2 áreas
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 29/08/2007, Economia, p. 31

Graça Foster deve assumir Gás e Energia, e Augusto Fernandes, área internacional.

As articulações entre o governo e partidos políticos continuaram intensas ontem em torno de mudanças na diretoria da Petrobras. Entre as substituições, que estão sendo comandadas pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, duas já estariam certas: para a diretoria de Gás e Energia iria mesmo Maria da Graça Foster, atual presidente da Petrobras Distribuidora (BR), no lugar de Ildo Sauer. Estaria fechada também, segundo fontes, a nomeação do ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra para a BR.

Para a diretoria Internacional, ocupada por Nestor Cerveró, é certa, segundo fontes, a indicação de João Augusto Fernandes, ex- diretor da BR, que contaria com o apoio do PMDB na Câmara e no Senado. Ainda segundo fontes, a ministra Dilma, que é presidente do Conselho de Administração da Petrobras, poderá convocar uma assembléia extraordinária para sexta-feira, a fim de aprovar as mudanças. As substituições nas diretorias de Exploração e Produção e de Abastecimento não estão definidas.

Petrobras pode dispensar PDVSA na refinaria de PE

Se as negociações com a PDVSA, estatal petrolífera da Venezuela, não avançarem, a Petrobras ameaça construir sozinha a refinaria de Pernambuco - um investimento de US$4,5 bilhões. A posição é do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

- A refinaria é muito importante, e estamos dispostos a fazer com eles. Se não conseguirmos, vamos fazer sozinhos. Não precisamos de dinheiro, queremos ter acesso ao óleo venezuelano - destacou Gabrielli.