Título: Berzoini compara o PT a uma massa de pão
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 30/08/2007, O País, p. 4

"Quanto mais bate, mais ele cresce", diz.

BRASÍLIA e SÃO PAULO. O presidente do PT, Ricardo Berzoini, disse que o partido saberá enfrentar este momento e sairá fortalecido. Indagado se considera que os petistas foram injustiçados, Berzoini afirmou:

- Conhecendo a história das pessoas como eu conheço, não tenho razão para não acreditar nelas. O PT sempre lutou muito para viabilizar seu crescimento e sempre apanhou, mas o PT é igual a massa de pão, quanto mais bate, mais ele cresce - afirmou.

Em entrevista ao portal do PT na internet, Berzoini disse que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de abrir processo contra ex-dirigentes petistas é preliminar e que a acusação do Ministério Público carece de provas.

- É uma decisão preliminar. A acusação original de compra de votos continua carente de sustentação, principalmente quando se vê o então presidente da Câmara (João Paulo Cunha) e o então líder do governo (Professor Luizinho) processados por corrupção. Teriam eles algum motivo para vender seus votos? - questionou Berzoini.

Ele disse esperar que seja feita a "mais absoluta justiça" no julgamento do mérito das acusações. Berzoini afirmou que o PT deve preparar nomes para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010, mas evitou fechar a porta para que o partido venha a apoiar um candidato de outra sigla, como já sinalizou Lula.

- A continuidade das mudanças lideradas pelo presidente Lula devem pautar essa eleição nacional. O PT deve preparar nomes para apresentar à eleição presidencial, mas sempre mantendo diálogo com os partidos da coalizão - afirmou.

Pelo menos quatro correntes internas do PT vão apresentar projetos de resolução pedindo que o PT formalize, no 3º Congresso Nacional que vai de amanhã até domingo, a decisão de ter candidato próprio em 2010.