Título: NYT: escândalo se agrava
Autor: Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 30/08/2007, O País, p. 9

Jornal noticia processo contra Dirceu.

A decisão do Supremo Tribunal Federal de aceitar denúncia contra o ex-ministro José Dirceu e outros 39 mensaleiros ganhou destaque na edição de ontem do jornal americano "The New York Times". "Um escândalo de corrupção que vinha pairando como uma nuvem negra sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva há dois anos se intensificou esta semana, depois que a Suprema Corte brasileira decidiu processar seu ex-chefe da Casa Civil por corrupção", diz a reportagem.

Sob o título "Aliado político próximo do presidente brasileiro enfrenta julgamento por corrupção", o texto descreve Dirceu como "o arquiteto por trás da ascensão de Lula ao poder" e mais próximo aliado do presidente a ser julgado. O "NYT" relata que ele foi apontado como "o cabeça da organização criminosa" acusada de comprar apoio parlamentar.

O jornal registra que esta foi a primeira vez que o STF aceitou acusações criminais contra políticos de alto escalão: "O Supremo Tribunal já havia se negado a processar o ex-presidente Fernando Collor de Mello, após sua renúncia em meio a um processo de impeachment, em 1992".