Título: Cesta de compras muda de acordo com a idade
Autor: Lins, Letícia e Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 30/08/2007, Economia, p. 27

Chefe de família mais jovem gasta mais com transporte, roupa e eletrodomésticos, diz IBGE.

O perfil de consumo do brasileiro muda de acordo com a idade - fator que interfere na relação do chefe da família com o mercado de trabalho. As famílias chefiadas pelos mais jovens (10 a 19 anos) têm um rendimento médio de R$1.089,20 e gastam mais com transporte, roupas, eletrodomésticos, recreação e cultura. Já os mais velhos destinam uma parcela maior de recursos para remédios, aluguel e manutenção do lazer.

Segundo a pesquisa do IBGE, os grupos familiares dos mais jovens têm despesas médias mensais 45,5% menores do que a média nacional (R$1.794,32). E os menores gastos familiares - nas áreas urbana e rural - ocorreram entre as famílias com chefe de família mais jovem.

Segundo Marcelo Neri, da FGV, a população da terceira idade soma atualmente cerca de 15 milhões de brasileiros, o triplo da registrada em 1970. Na última década, o número de pessoas com mais de 60 anos de idade cresceu a um ritmo três vezes maior do que a população total (47%, contra 15,7%). E famílias cujo chefe tem mais de 60 anos representam 20% do total das famílias brasileiras. Delas, 80% têm rendimentos abaixo de R$2.000.

- Interessante também é a percepção da renda entre as famílias com idosos. Para eles, o dinheiro chega até o fim do mês, o que nem sempre acontece em outros grupos etários - disse Neri.

Atenção com saúde influencia consumo dos idosos

De acordo com o especialista, os gastos com alimentação dos mais velhos também são influenciados por sua preocupação com a saúde.

- Na cesta de consumo, há, por exemplo, produtos diet e light - disse Neri, para quem os custos com transportes são atenuados nessa faixa etária. - Nessas famílias, há a vantagem da gratuidade, reduzindo custos.