Título: Diretoria da estatal ainda sem definição
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 30/08/2007, Economia, p. 34

Articulações levam a troca-troca de nomes para diferentes cargos.

Ontem continuaram fortes as articulações no alto escalão do governo federal em relação aos novos nomes de diretores da Petrobras. Uma decisão parece certa: a ida de Maria da Graça Foster, atual presidente da Petrobras Distribuidora (BR), para a diretoria na Petrobras. Segundo fontes com acesso às negociações, ontem pela manhã estava praticamente fechado que ela iria ocupar a Diretoria de Exploração e Produção de Petróleo (E&P) no lugar de Guilherme Estrella. Mas, no fim da tarde, após intensas negociações em Brasília, o destino de Graça Foster já teria se alterado: ela iria para a Diretoria de Gás e Energia, como já tinha sido cogitado anteriormente, em substituição a Ildo Sauer.

Alan Kardec, ex-gerente da diretoria de Abastecimento, teria conseguido forte apoio político para ser alçado à diretoria da área, no lugar de Paulo Roberto Costa. O clima entre os dois andou pesado nas últimas semanas, justamente pelo interesse de Kardec no cargo. Para tentar melhorar o ambiente, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, nomeou Kardec seu assessor.

Nessa dança das cadeiras, restaria a Costa a possibilidade de ir para a Diretoria de E&P, no lugar de Estrella. Apesar de terem circulado rumores de que Estrella teria manifestado interesse de sair da Petrobras, fontes garantiram que isso não é verdade, ou seja, ele estaria sendo obrigado a sair.

Os cargos que já teriam sido definidos seriam o do ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra, na presidência da BR, e de João Augusto Fernandes, ex-diretor da BR, na Diretoria da Área Internacional da Petrobras, hoje ocupada por Nestor Cerveró. Segundo fontes, as únicas diretorias que não teriam mudanças seriam as de Finanças (ocupada por Almir Barbassa) e de Engenharia (Renato Duque).

Ontem, o diretor de Abastecimento, ao apresentar o Plano de Negócios 2008/2012, evitou falar sobre as mudanças na diretoria. Segundo Costa, quem decide sobre as nomeações da diretoria da Petrobras é o Conselho de Administração, presidido pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Costa disse também que a saída de Kardec da gerência de sua diretoria é um fato normal na rotina de uma empresa. (Ramona Ordoñez)