Título: Decisão é luz no fim do túnel, diz Dom Geraldo
Autor: Franco, Bernardo Mello e Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 31/08/2007, O País, p. 4

Arcebispo elogia abertura de processo contra mensaleiros.

SALVADOR. O cardeal-arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo, ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) qualificou como "uma luz no fim do túnel" para o combate à corrupção a decisão do Supremo Tribunal Federal de transformar em réus os 40 mensaleiros denunciados pela Procuradoria Geral da República.

- É um sinal muito bom - disse, contando que vai rezar para que o julgamento dos acusados seja rápido. - Deus queira. Peço a Deus que sejam superados até esses limites para não criar prescrição.

O cardeal disse que a abertura de processo "era o máximo a esperar quando se examinou a denúncia da Procuradoria da República" e assinalou ser a decisão uma manifestação plena de todos os ministros do Supremo. Dom Geraldo recebeu ontem representantes de grupos contrários à transposição do Rio São Francisco.

O cardeal disse que pouco se faz para combater a corrupção:

- O povo precisa ter outros instrumentos (para cobrar mudanças), embora tenha seus representantes no Legislativo, nos tribunais. O povo deveria ter outras instâncias próprias para se manifestar.

Ele voltou a criticar os altos lucros dos bancos, enquanto muitos trabalhadores não têm renda. Dom Geraldo já classificou o governo do presidente Lula de "o mais submisso aos bancos". Aproveitou e criticou o Bolsa Família:

- O povo não precisa de esmola. Ele quer viver bem; e deve viver de trabalho, educação e de boa saúde.

Da Agência A Tarde