Título: Wagner diz que não 'enquadrará' a primeira-dama
Autor: Galhardo, Ricardo e Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 31/08/2007, O País, p. 8

Declarações sobre adesão da oposição causaram mal-estar.

SALVADOR. As declarações da primeira-dama da Bahia, Fátima Mendonça, com críticas à atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à ação do próprio marido no governo baiano, foram minimizadas pelo governador Jaques Wagner (PT), que preferiu classificá-las como um posicionamento pessoal que não pode ser interpretado como posição de governo. A maior preocupação do governador é com o trecho da entrevista à revista "Metrópole" em que a primeira-dama se referiu à adesão de outros partidos ao governo Wagner como "uma falta de vergonha danada", que causou grande mal-estar aos deputados de oposição que aderiram ou estão prestes a aderir à base do seu governo.

Embora tenha dito que não iria mais comentar a entrevista, o governador voltou ao assunto ontem, ao entregar à Assembléia Legislativa o projeto de lei do Plano Plurianual (PPA). Ele tentou reparar os danos causados pelas críticas de Fátima, afirmando que todos os que entendem o atual governo como aberto, democrático e participativo "serão bem-vindos a essa trajetória".

- Ela externou opinião como cidadã. O assunto repercutiu e ela fará juízo se foi bom ou ruim. Eu não vou impor código de procedimento. Não vou enquadrá-la - disse Wagner.

Para o governador, é natural que a oposição tente valorizar o episódio, a fim de acirrar os ânimos. Ele transferiu à mulher a responsabilidade pelo episódio:

- Eu tenho com ela um relacionamento moderno, de parceria e solidariedade. Ela vai avaliar o que aconteceu.

Fátima não quis comentar suas declarações à revista, que foram exploradas em discursos pela oposição ao governo estadual. Os opositores temem o esvaziamento das suas forças com o movimento de adesão crescente à base aliada do governador. A aliança que elegeu Wagner (PT-PMDB, PCdoB e PPS) iniciou o ano com 30 deputados, e hoje tem 38 das 63 cadeiras da Assembléia Legislativa.

Agência A Tarde