Título: PT propõe constituinte exclusiva para reforma
Autor: Galhardo, Ricardo e Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 01/09/2007, O País, p. 3

Medida inclui a redução dos poderes dos senadores.

SÃO PAULO. O PT vai defender em seu 3º congresso nacional a realização de uma nova assembléia nacional constituinte, visando exclusivamente a uma reforma política que resultaria, entre outras mudanças, no fim do poder revisor do Senado. O país passaria a adotar o sistema unicameral, com a redução de poderes dos senadores. A proposta foi aprovada dentro de um texto base do antigo Campo Majoritário e teria o apoio do presidente Lula, mas ainda poderá ser modificada no congresso, que se encerra amanhã à tarde. A data para a convocação de uma Constituinte não foi proposta.

A medida foi defendida ontem, na abertura do Congresso, pelo presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini. Segundo argumentou, a convocação de uma nova constituinte corrigiria vários vícios da Constituinte de 1988, como o financiamento privado de campanhas e a desvinculação de fidelidade partidária.

- Entendemos que quem representa a sociedade é a Câmara dos Deputados, com sua votação pelo povo, com proporcionalidade total, e não com a proporcionalidade limitada que nós temos hoje - disse Berzoini.

O presidente do PT argumentou que vários países adotam o sistema de câmara única de representação popular:

- O sistema unicameral é mais produtivo para a democracia, agiliza os processos e reproduz melhor a vontade do povo.

A idéia de iniciar uma campanha por uma constituinte tem eco entre quase todas as correntes do PT. No entanto, até ontem ainda havia várias divergências sobre a forma. Já o conteúdo da reforma política pretendida pelo partido do presidente Lula é quase um consenso interno. Os prazos e a forma, no entanto, serão tema de vários debates internos. Algumas correntes querem que o PT lidere uma campanha no Congresso para que seja feito um plebiscito nacional.