Título: Mais 150 escolas técnicas
Autor: Doca, Geralda e Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 01/09/2007, O País, p. 14

MEC anuncia criação de sete delas no RJ.

BRASÍLIA. Como parte das políticas de atenção à juventude, o Ministério da Educação (MEC) anunciou ontem o cronograma de criação de escolas técnicas federais em 150 municípios de todo o país - sete delas no estado do Rio de Janeiro -, onde serão criadas 274 mil vagas até 2010. Hoje, a rede federal atende 160 mil alunos. Segundo o ministério, o investimento será de R$750 milhões até o fim do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Só é possível haver desenvolvimento econômico sustentável na medida em que tenhamos mão-de-obra qualificada. Tem muita gente no Brasil procurando emprego, mas também muito emprego procurando gente - disse o secretário de Educação Tecnológica e Profissional, Eliezer Pacheco.

Um dos problemas do Primeiro Emprego era a queixa das empresas de que os jovens candidatos não tinham qualificação.

Pacheco disse que a formação profissionalizante aumenta a empregabilidade dos jovens. O ministério prepara também o lançamento da Escola Técnica Aberta do Brasil, que vai oferecer ensino a distância, com foco nos municípios de pequeno porte. Além das 150 novas escolas, o governo vai federalizar quatro estabelecimentos ligados à indústria do cacau, no Norte e Nordeste.

Em 2008, serão criadas 70 escolas, sendo cinco delas em municípios fluminenses: Cabo Frio, Angra dos Reis, Petrópolis, Itaperuna e Volta Redonda. Em 2009, outras 50, sendo uma em Duque de Caxias. Em 2010, mais 30, incluindo a de Nova Friburgo. O MEC prevê gastar R$500 milhões por ano, a partir de 2010, para pagar os novos professores e manter as escolas funcionando. Considerando a rede atual, a idéia é chegar a 2010 com 354 estabelecimentos técnicos federais em funcionamento.