Título: Aeroporto de Salvador fecha pista auxiliar
Autor: Jungblut, Cristiane e Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 01/09/2007, O País, p. 16

Controladores alegam falta de visibilidade na torre; pista principal acumulará operações.

SALVADOR. Atendendo a pedido do comando do Cindacta 3, a pista auxiliar do aeroporto de Salvador foi interditada na manhã de ontem, por tempo indeterminado. Os controladores de vôo alegam que não conseguem ver a cabeceira da pista da torre de controle. Na pista auxiliar pousam táxis aéreos e vôos particulares, aviões de pequeno porte, como jatinhos, bimotores e monomotores. Com a interdição, esses pousos e decolagens serão transferidos para a pista principal. Surpresos com a medida, empresários do setor prevêem transtornos e prejuízos para as companhias de táxi aéreo e para os passageiros. No período de baixa estação, a Aéreo Star Táxi Aéreo opera três vôos diários, mas, durante o verão, este número sobe para 40.

- O aumento do fluxo na pista principal vai gerar atrasos, espera e transtornos que não vão afetar apenas os serviços de táxi aéreo, mas também os vôos comerciais - disse Marcio Fonseca, da Aéreo Star.

Segundo a Aeronáutica, os controladores de vôo não conseguem avistar a cabeceira da pista auxiliar por causa de um bambuzal localizado no acesso ao aeroporto. Há projeto de construção de nova torre, mas ainda sem prazo definido. A pista passou por recapeamento no início deste ano, mas os problemas com a torre da pista auxiliar começaram em 2001, com a reforma do aeroporto. As construções ficaram altas demais e muito próximas da torre.

Agência A Tarde