Título: Oposição reage e critica 'ilusão de ética'
Autor: Menezes, Maiá e Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 03/09/2007, O País, p. 3

Para líderes oposicionistas, Lula erra ao insistir na autoridade moral dos petistas.

BRASÍLIA. O pedido de apoio para os réus do mensalão e a afirmação de que ninguém tem mais autoridade moral e ética que os petistas, feitos pelo presidente Lula no 3º Congresso do PT, provocaram reações iradas da oposição, para quem esse tipo de comentário, na semana em que o STF abriu processo contra os 40 nomes do mensalão, soa como estímulo à impunidade.

- Foi um discurso cínico, que remete a algum tipo de preocupação do presidente de que alguém possa falar mais do que já se sabe e comprometê-lo de forma definitiva - disse o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).

- O presidente Lula assumiu o terrível papel de arauto da impunidade. Está afirmando que o padrão ético é esse exibido pelo PT. O Brasil todo aplaudiu a decisão do STF que sinalizou para o fim da impunidade e o presidente diz que o PT é modelo de ética? - disse o senador José Agripino Maia (RN), líder do DEM.

Já o líder do PSDB na Câmara, Antonio Carlos Pannunzio (SP), disse que a primeira resposta a se dar ao que chamou de retórica fluente de Lula é a de que contra fatos não há argumentos:

- Na História do Brasil contemporâneo, nenhum outro partido, tendo chegado ao poder, se viu mergulhado em falcatruas, escândalos e foi processado como está agora o PT. Onde o presidente estava com a cabeça ao dizer que ninguém tem mais ética? Esse discurso não tem nenhum amparo factual - afirmou.

Ex-petista e atual líder do PSOL, o deputado Chico Alencar (RJ) também criticou Lula.

- Com essas declarações ele coonesta (faz parecer honesto) tudo que aconteceu. Transforma os traidores em companheiros e autoriza, no ambiente do PT, a que nada se altere. Ele, que já não enxergava nada acontecendo ao seu redor, agora cria a "ilusão de ética" - disse Alencar.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, minimizou o discurso, afirmando que as palavras em nada se chocam com a decisão do STF de aceitar a denúncia contra os envolvidos no mensalão:

- O discurso foi prestigioso do Supremo e não de chamamento de resistência à decisão do Supremo. O presidente disse que é importante que as pessoas respondam por aquilo que fizeram de errado e que essa apuração que o Supremo vai fazer é que finalmente irá dizer quem errou e quem está sendo processado injustamente. Agora, o que o presidente falou é que os militantes que acham que as pessoas são inocentes não têm por que não manifestar a sua solidariedade. É uma coisa normal.

Ministros do STF não quiseram opinar. O ex-ministro Carlos Velloso considerou que Lula fez um discurso dirigido a petistas:

- Ele (Lula) tem a clientela dele, que precisa ouvir algo que interessa, que possa levantar o ânimo.