Título: Jobim cobra pressa para caso Renan
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 03/09/2007, O País, p. 4

"A grande vantagem e dever do Senado com a nação é encerrar o assunto".

BRASÍLIA. Um dia depois de visitar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para levar apoio, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, propôs ontem o encerramento "o mais cedo possível" do processo de cassação do mandato do senador alagoano. Para Jobim, os senadores têm o dever de dar logo ao país uma resposta sobre o caso e pôr um fim às discussões internas sobre o assunto.

O governo entende que as investigações sobre a suposta troca de favores entre Renan e o lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, atrapalham a tramitação de importantes projetos. O ministro disse que Renan está cansado e agastado com o processo, mas não vai renunciar.

Renan consultou Jobim sobre recurso ao STF

No encontro de sábado, Jobim disse que Renan o consultou sobre a possibilidade de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o voto aberto no Conselho de Ética. O ministro da Defesa disse que não conhece os detalhes do processo e que, portanto, não poderia ajudar o colega a decidir.

- A grande vantagem e dever do Senado com a nação é encerrar o assunto, ou seja, fazer o julgamento, os procedimentos necessários, e encerrar o problema - disse Jobim, depois de participar da solenidade de troca de bandeira na Praça dos Três Poderes.

Jobim é um dos principais aliados de Renan no governo. No sábado, durante a visita à casa de Renan, o ministro da Defesa até se deixou fotografar ao lado do presidente do Senado.

Na sessão do Conselho de Ética, marcada para quarta-feira, os senadores apreciarão três relatórios sobre o presidente do Senado. Dois deles propõem a cassação do mandato de Renan Calheiros por quebra de decoro parlamentar.

O ministro da Defesa, que foi professor e sócio de Eduardo Ferrão, advogado de Renan, disse que o presidente do Senado não teme perder o mandato e está certo de que pode se livrar das acusações.