Título: Pela reestatização da Vale
Autor: Freire, Flávio e Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 02/09/2007, O País, p. 3

Partido defende plebiscito sobre o tema.

SÃO PAULO. Os mais de 900 delegados do 3º Congresso Nacional do PT aprovaram por unanimidade a adesão do partido ao plebiscito que pode decidir pela reestatização da Companhia Vale do Rio Doce, privatizada em maio de 1997 pelo ex-presidente Fernando Henrique.

Duas teses pedindo a adesão do PT ao movimento pela reestatização da Vale foram apresentadas. A primeira pela corrente trotskista radical O Trabalho, que detém 1% do partido, e a segunda pela secretaria sindical, comandada pelo ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores João Felício.

Nenhum integrante do ex-Campo Majoritário se dispôs a tentar derrubar a proposta, o Trabalho retirou sua tese em favor de Felício e a adesão foi acolhida por unanimidade do plenário, aos gritos de "partido, partido, é dos trabalhadores".

O secretário de Relações Internacionais do PT, Valter Pomar, que comandava a mesa, deixou claro que a decisão diz respeito apenas ao partido e não ao governo.

O PT também decidiu abrir uma campanha pela convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte exclusiva para a reforma política no país. Além disso, o partido do presidente Lula fechou o modelo de reforma que pretende para as vésperas da sucessão presidencial, em 2010: proibir a reeleição para os cargos majoritários e o exercício de mais de dois mandatos consecutivos no mesmo cargo, além de mudanças profundas ou mesmo a extinção do papel do Senado Federal.