Título: Renan conta com a oposição para se salvar
Autor: Lima, Maria e Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 02/09/2007, O País, p. 16

Presidente do Senado espera conseguir pelo menos 10 votos favoráveis no DEM e no PSDB para a decisão do plenário.

BRASÍLIA. O acordão para salvar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na votação, em plenário, de seu processo por quebra de decoro parlamentar deve contar com o apoio fundamental de senadores do PSDB e DEM. Para conseguir a absolvição, Renan conta com a articulação incansável do governador de Alagoas, Teotonio Vilela, entre os senadores tucanos, seus colegas de partido. Pelos cálculos da tropa de choque renanzista, a expectativa é de conseguir entre os integrantes dos dois partidos de oposição pelo menos 10 votos favoráveis, número considerado mais do que suficiente para neutralizar os poucos peemedebistas que votariam pela cassação.

Os senadores da oposição que devem engrossar os cerca de 50 votos que Renan espera ter no plenário para se salvar sabem do desgaste perante a opinião pública. Desgaste que será de toda a instituição e não poderá ser atribuído especificamente a um senador da oposição, já que o voto será secreto. Nos bastidores, esses senadores do PSDB e do DEM têm a justificativa: depois de 72 horas ninguém falará mais no assunto, e o Senado voltará à normalidade.

No ninho tucano, Teotonio Vilela é hoje um dos maiores cabos eleitorais de Renan no Senado. Até a semana passada, ele trabalhava intensamente pelo aliado, mas por causa de um problema de saúde, o governador teve que suspender suas passagens por Brasília, esta semana, para se internar em São Paulo. Mesmo assim, continuou ao telefone cabalando votos para Renan, conforme confirmaram vários senadores.

Téo, como é chamado no Congresso, transformou o gabinete de seu suplente e cunhado, João Tenório (PSDB-AL), em QG das articulações dentro e fora do PSDB. Os tucanos podem ser o fiel da balança na votação secreta do plenário.

De forma reservada, a cúpula do PSDB já admite que dos 13 senadores do partido até cinco votos podem ir pela absolvição do Renan. O próprio Téo tem abordado senadores de forma discreta. Com o prestígio de ter sido senador por muitos anos e ex-presidente do PSDB, ele faz apelos dramáticos, e alega que sua administração pode ir para o buraco de vez sem a ponte que Renan faz junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.