Título: Partidos da base aliada lançam Bloco de Esquerda
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 04/09/2007, O País, p. 10
Ciro Gomes afirma que é cedo para tratar de sucessão.
SÃO PAULO. Seis partidos da base governista - PSB, PDT, PCdoB, PRB, PMN e PHS - lançaram ontem em São Paulo o Bloco de Esquerda, com 78 deputados federais. Uma grande claque, estimada em 1.200 pessoas, superlotou o auditório da Força Sindical em São Paulo e aplaudiu o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), ex-ministro da Integração Nacional , que discursou em tom de candidato a presidente da República. Os partidos oficializaram um bloco de olho nas eleições de 2008 e 2010.
Ciro criticou a distribuição de renda do país, os "políticos engravatados de Brasília" e propôs a continuidade das propostas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para "fazer melhor ainda".
Ciro foi interrompido algumas vezes pela claque, que gritava palavras de ordem como "Bloco de Esquerda é solução, é Ciro Gomes presidente da nação". O deputado saiu antes do fim da cerimônia para ir a Belo Horizonte. E disse que não está se movimentando em torno de sua candidatura em 2010. Para ele, é cedo para falar de 2010:
- Discutir o assunto 2010 não é prudente para nenhum de nós que temos como obrigação reforçar onde estejamos como pudermos as possibilidades de êxito do governo Lula.
Uma preferência de Lula pelo seu nome foi justificada como "generosidade do amigo".
- Eu e o presidente somos muito amigos. Ele é muito generoso. Mas mesmo ele erra se antecipa o debate sobre a sucessão - disse.