Título: Abin quer poderes para fazer escutas
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 04/09/2007, O País, p. 12

Governo pede aval para grampos em casos de terrorismo e sabotagem.

BRASÍLIA. O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix, anunciou ontem que o governo deverá enviar ao Congresso uma proposta para ampliar os poderes de investigação da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). A idéia é que a Abin tenha permissão para fazer escutas telefônicas em casos especiais como terrorismo, sabotagem e espionagem industrial. Segundo ele, as sugestões vêm sendo preparadas desde maio a pedido do presidente Lula. Parte das novas medidas deverá ser implementada pelo novo comandante da Abin, Paulo Lacerda, ex-diretor da PF..

Segundo Jorge Félix, a Abin passará por uma reforma na estrutura, no quadro de pessoal e nos instrumentos de produção de informações. Uma das propostas prevê que a Agência seja liberada para monitoramento telefônicos para investigar ameaças terroristas ou riscos a áreas estratégicas, como a produção científica.

- A Embrapa, por exemplo, produz muitos conhecimentos e esses conhecimentos precisam ser protegidos - afirmou Félix, depois de participar da posse de Luiz Fernando Corrêa.

Lacerda concorda que a Abin precisa de novos meios de apuração de informações consideradas estratégicas para o assessoramento do presidente da República e para a proteção a sociedade. Sem esses meios, Lacerda entende que a Abin dificilmente terá um desempenho satisfatório. Mas, para o delegado, essa discussão tem que ser avalizada pela sociedade a partir de decisões do Congresso.