Título: Biscaia afirma que vai investir contra lavagem
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 04/09/2007, O País, p. 12

BRASÍLIA. O novo secretário nacional de Segurança Pública, Antônio Carlos Biscaia, tomará posse esta semana garantindo que vai concluir, até o fim do ano, a instalação no Rio e em São Paulo de laboratórios de combate à lavagem de dinheiro, nos moldes do que já funciona em Brasília. Os laboratórios, segundo ele, serão equipados com computadores que permitem o rápido cruzamento de informações bancárias.

- Eu ainda estou chegando, preciso conhecer a estrutura da secretaria, mas os laboratórios são uma prioridade. O de Brasília foi usado com muito sucesso na investigação da maior facção criminosa de São Paulo - disse Biscaia.

Biscaia ocupará a vaga deixada por Luiz Fernando Corrêa, que tomou posse ontem como diretor-geral da PF. Tem como um de seus principais desafios superar as brigas políticas locais para fortalecer os gabinetes integrados de segurança. Biscaia disse que vai procurar os 11 governadores nas próximas semanas. Dirá a eles que, assim como aconteceu no PAN, no Rio, a Força Nacional de Segurança está à disposição dos estados para grandes eventos e em momentos de crise.

- A Força Nacional tem hoje o seu papel consolidado. Quando se cogita ajuda na segurança, se pensa na Força, e não no Exército - disse.

O secretário anunciou que vai aumentar o número de homens da corporação. E que planeja criar um batalhão em Brasília para manter sempre um grupo de prontidão para eventuais crises. Biscaia recebeu com entusiasmo a notícia de que terá este ano R$400 milhões que estavam contingenciados mas foram liberados pelo governo. A partir do ano que vem, será R$1,4 bilhão de orçamento apenas para a secretaria, sem contar os recursos do Ministério da Justiça.