Título: Não dá mais para confiar em conexão
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 07/09/2007, O País, p. 4

Na véspera do feriado, passageiros enfrentam atrasos em São Paulo.

SÃO PAULO. Na véspera do feriado de 7 de Setembro, aumentou ontem o número de atrasos nos aeroportos paulistas. No Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, dos 197 vôos registrados até as 20h, 26 estavam atrasados (13,2%). No Aeroporto de Congonhas, o número de vôos atrasados atingiu 12,7% dos 244 vôos do dia. Entre os 31 vôos atrasados, pelo menos dois ultrapassaram o limite de quatro horas tolerado pelo Código Brasileiro de Aviação.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e com base no Código, as empresas aéreas podem cometer esses atrasos de quatro horas sem receber punição. A Fundação Procon de Defesa do Consumidor, que ontem de manhã distribuiu três mil folhetos para os passageiros em Congonhas, discorda da Anac e afirma que os clientes que se sentirem lesados, mesmo com atrasos de meia hora, podem acionar a entidade ou a Justiça.

Duas horas de atraso foram mais que suficientes para atrapalhar o feriado de dois engenheiros mecânicos que, em Congonhas, tentavam voltar para casa ontem. Eugênio da Conceição Filho e Sebastião Alvino embarcariam de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, para São Paulo às 14h20m, mas saíram de lá somente às 17h10m. Segundo a companhia aérea, o vôo atrasou porque o avião, que saíra de Congonhas para o Sul do país, enfrentou intenso tráfego aéreo.

Às 19h, em frente ao guichê da OceanAir, Eugênio e Sebastião aguardavam uma solução da empresa. Eugênio perdeu o vôo de conexão para Brasília e Salvador, onde mora. Sebastião perdeu o avião para Belo Horizonte, onde pegaria outro vôo para Montes Claros (MG), onde a mulher o esperava.

- Ela vai ficar muito brava comigo. Faz cinco dias que não a vejo - contou o engenheiro, que esperava um encaixe em outra companhia aérea. Eugênio contou ainda que é vítima do caos aéreo pela quarta vez:

- Não dá para mais para confiar em conexão.

Concluído o grooving na pista de Congonhas

A Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) anunciou ontem a conclusão das obras de grooving (ranhuras) entre as duas cabeceiras da pista principal de Congonhas. Hoje, segundo a empresa, serão feitos o acabamento e a limpeza. O prazo de entrega é sábado, às 8h. A Infraero informa que concluirá as áreas de escape em dez dias.