Título: Advogado repete acusações contra Renan na PF
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 07/09/2007, O País, p. 8

Bruno de Miranda acusa senador de ter favorecido banco.

BRASÍLIA. O advogado Bruno de Miranda Lins confirmou, ontem, em depoimento à Polícia Federal, o suposto envolvimento de Renan Calheiros (PMDB-AL) no favorecimento dos negócios do BMG com o Ministério da Previdência. Embora sem apresentar provas materiais, o advogado fez pesadas acusações contra o ex-presidente do INSS Carlos Bezerra e contra o senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado e ex-ministro da Previdência. Miranda é ex-genro do lobista Luiz Carlos Garcia Coelho, amigo de Renan.

Segundo um dos investigadores, o advogado apontou Renan como chefe de um grupo de políticos e servidores que teriam atuado em favor do BMG no governo. O papel do grupo seria facilitar a adesão do BMG ao sistema de crédito consignado na folha de pagamento dos beneficiários da Previdência. Renan teria usado seu prestígio para dar impulso ao negócio. O banco reagiu: "O Banco BMG e seus dirigentes negam qualquer tipo de irregularidade em suas operações, bem como pagamentos indevidos para suposta obtenção de favores", diz em nota.

Na Câmara, o presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), decidiu que o deputado Sandes Júnior (PP-GO) não relatará mais o processo de cassação do mandato de Olavo Calheiros (PMDB-AL). Sandes recebeu R$50 mil, como doação de campanha, da Schincariol, ano passado. O Conselho investiga transação entre Olavo e a cervejaria. Para Izar, haverá conflito de interesses se mantiver o deputado no posto.