Título: Grito dos Excluídos atrai cem mil em SP
Autor: Carvalho, Jailton de e Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 08/09/2007, O País, p. 3

SÃO PAULO e RECIFE. Cerca de cem mil pessoas participaram ontem de manifestações do 13º Grito dos Excluídos no Estado de São Paulo. O movimento, que este ano teve como principal mote a discussão da reestatização da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), promoveu atos no Santuário de Aparecida e na capital. Em Aparecida, perto de 90 mil manifestantes participaram de missa celebrada na Basílica pelo arcebispo dom Raymundo Damasceno Assis, que pediu que a população "não desanime diante da crise ética e da falta de paz nas cidades". Ele também rogou aos políticos para que tenham mais "responsabilidade e consciência".

Em São Paulo, não mais que cinco mil pessoas se juntaram à manifestação, que começou às 7h da manhã com uma missa na Catedral da Sé, seguida de uma marcha até o Museu do Ipiranga, que se encerrou às 13h30m. O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, não participou do evento, organizado pelas pastorais da Igreja Católica. A cerimônia na Sé foi celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Pedro Luiz Stringhini.

Em Recife, cerca de 6 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, engrossaram as fileiras do Grito dos Excluídos, que foi marcado por confusão no Centro de Recife. Os manifestantes desafiaram a PM, que havia bloqueado a passagem para evitar que eles se encontrassem com o desfile de 7 de Setembro.