Título: Lamy: 'empurrão' para concluir Rodada de Doha
Autor: Paul, Gustavo e Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 09/09/2007, Economia, p. 33

Diretor da OMC alerta que protecionismo é prenúncio de guerra.

GENEBRA. O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, disse ontem que ainda é possível concluir a Rodada de Doha, de liberalização do comércio global, mas que os líderes políticos precisam dar um "empurrão final" ao processo.

- Um acordo agora é factível, mas precisamos de um empurrão final, que necessita da constante atenção e mobilização dos líderes - disse Lamy.

Ele alertou que as conseqüências do fracasso podem ser sombrias: historicamente, o protecionismo é prenúncio de guerra, e os países pobres vão se sentir ludibriados se o mundo industrializado continuar sendo o maior beneficiado da globalização.

As negociações de Doha foram retomadas esta semana por diplomatas ligados ao comércio na sede da OMC. Lamy insiste que o processo deve terminar até o fim do ano, para evitar que coincida com as eleições presidenciais nos EUA, em 2008.

Reunidos em Sydney, os líderes do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) devem divulgar hoje um comunicado pedindo a retomada de Doha.