Título: TJ da Bahia promove juíza investigada por envolvimento com narcotraficante
Autor: Laura, Cristina e Santos, Ana Cristina
Fonte: O Globo, 10/09/2007, O País, p. 4

Delegado da PF diz que tribunal foi informado de denúncia contra magistrada.

SALVADOR. A juíza Olga Regina Guimarães, acusada de envolvimento com o narcotraficante colombiano Gustavo Durán Bautista, será promovida hoje pelo Tribunal de Justiça da Bahia, pelo critério de antiguidade. A solenidade está marcada para esta tarde, no TJ. Olga será promovida com outros 49 juízes baianos, e vai deixar a Comarca de Cruz das Almas para trabalhar em Salvador.

Em gravações feitas pela Polícia Federal, com autorização judicial, a juíza e o marido, Baldoíno Santana, foram flagrados conversando por telefone com o traficante, preso há 15 dias no Uruguai com 500 quilos de cocaína. Numa conversa, o traficante combina um pagamento com Baldoíno. Em outra gravação, a juíza dá informações e deseja boa sorte ao traficante.

Juíza já tinha absolvido o traficante colombiano

Olga Guimarães já tinha absolvido o traficante quando a PF encontrou cocaína numa fazenda dele em Juazeiro, na Bahia. Por essas ligações com Bautista, a juíza vai responder a inquérito no Tribunal de Justiça da Bahia, o mesmo que hoje vai promovê-la.

Ontem, a casa da juíza, em Cruz das Almas, estava fechada, e os vizinhos afirmavam que ela e o marido tinham viajado para Salvador. Durante as investigações da Operação São Francisco, da Polícia Federal, a juíza Olga, que trabalhou muitos anos em Juazeiro, apareceu nos registros de conversas telefônicas. Segundo o delegado da PF em Juazeiro, Alexandre Lucena, quando soube do comprometimento da juíza, inclusive demonstrando que ela cobrava dinheiro dos traficantes, a PF comunicou o fato ao TJ da Bahia.

- Pelo que havia, era para ela ter sido citada pelo menos por delitos como prevaricação e corrupção passiva. Não havia indícios da razão do dinheiro, mas existia a ligação dela com Bautista. Esperávamos que, quando o esquema fosse desbaratado, houvesse mandado expedido também para a juíza, mas não houve nada - disse Lucena.

A Operação São Francisco expôs o uso de uma empresa de frutas como fachada para o tráfico de cocaína. Uma das fazendas era a Mariad, de Bautista. A Polícia Federal apreendeu na Mariad uma arma usada pelos traficantes que já tinha sido apreendida pela PF.

- A arma ainda estava com o registro de apreensão ligado ao inquérito de 2001, ano em que o esquema foi descoberto pela PF, os envolvidos foram presos, mas absolvidos pela juíza Olga. Alguns traficantes foram considerados usuários de drogas, mesmo estando com mais de um quilo de cocaína - disse Lucena.

Olga Guimarães ficou conhecida na Bahia em razão de polêmicas em que se envolveu quando esteve à frente da Comarca de Juazeiro. Em 2001, mesmo ano em que absolveu Bautista, o marido dela, Balduíno Santana, agrediu o promotor Antonio Luciano de Assis, dentro do Fórum.

* Da Agência A Tarde