Título: Saia justa na Finlândia
Autor: Camarotti, Gerson e Lima, Maria
Fonte: O Globo, 11/09/2007, O País, p. 4

Em visita oficial, Lula recebe convite para Renan visitar país.

HELSINQUE. O presidente Lula viu-se ontem numa saia justa ao visitar o Parlamento da Finlândia. O presidente da Casa, Sauli Niinistö, propôs uma visita a Helsinque de seu equivalente brasileiro - o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) -, para estreitar as relações do Legislativo das duas nações. Lula procurou se esquivar e prometeu conversar com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), sobre o convite. Alguns integrantes da comitiva brasileira ficaram constrangidos e surpresos quando Niinistö fez o convite.

O momento, porém, não prejudicou a inédita passagem oficial de um chefe de Estado brasileiro pela Finlândia. Na cerimônia em que foi assinado um acordo de cooperação para a redução na emissão de gases que causam o efeito estufa, a presidente do país, Tarja Halonen, defendeu a elevação do Brasil a membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Lula é bem-visto pelos defensores da social-democracia nos países nórdicos. Tarja também tem passado de militância sindical e hoje é voz constante contra a corrente liberalista na União Européia. Na Noruega, o premier Jens Stoltenberg, que comanda uma coalizão de centro-esquerda, também se diz fã do operário que se transformou em chefe de Estado.