Título: Renan perde apoios, mas senadores ainda evitam tentar prever placar
Autor: Camarotti, Gerson e Lima, Maria
Fonte: O Globo, 11/09/2007, O País, p. 4

SUCESSÃO DE ESCÂNDALOS: "A situação dele piora a cada dia", diz Heráclito.

PT é apontado como fiel da balança na votação de amanhã em plenário.

BRASÍLIA. A dois dias da votação que pode afastar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a avaliação feita ontem pelo grupo pró-cassação é que a pressão das bases empatou o jogo no plenário. Mesmo com votação e sessão secretas, o PT foi apontado como o grande responsável pela virada do quadro da última semana, em que Renan contava com 46 votos e 35 contra. Embora os aliados de Renan continuassem otimistas, a aposta era de que o jogo ficou mais equilibrado.

- O quadro mudou muito neste fim de semana. Hoje está pau a pau, 40 a 40. E quem mudou mais foi o PT, que não quer a opinião pública em seu cangote - afirmou um senador que trabalhou na contagem.

Do lado de Renan, a expectativa é pela absolvição, mas já não se conta com folga. Caso isso ocorra com uma margem confortável de votos, ele continuará na presidência da Casa.

- Tem gente que mente muito. Vai à tribuna e diz que vota assim, mas no voto secreto vota diferente. Se Renan tiver só 28 votos contra, ele continua com o mesmo poder - disse Wellington Salgado (PMDB-MG).

PT se reúne hoje, mas não deve fechar questão

Os dirigentes de PSDB e DEM começaram ontem e continuam hoje reuniões para tentar enquadrar seus senadores, recomendando o voto favorável à aprovação do relatório de Marisa Serrano (PSDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES). O PT também fará reunião, mas não deve fechar questão. O PSDB se reúne hoje e diz que votará unido.

O discurso da líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), no plenário, ontem, foi interpretado como o anúncio de que o PT pode abandonar Renan. Em aparte a um discurso do colega Paulo Paim (PT-RS), ela disse que o PT não pode ser responsabilizado por uma possível absolvição de Renan. E refutou a idéia de que o PT seja o fiel da balança.

- Como todos os partidos, o PT vai ter votos divergentes. Os senadores devem votar de acordo com suas consciências. Com exceção dos partidos que só têm um representante no Senado, todos os outros devem ter votos contra e a favor do senador - disse Ideli.

- A situação de Renan piora a cada dia. Para ele foi desastroso o discurso da Ideli, que praticamente antecipou o voto do PT favorável à cassação - disse Heráclito Fortes (DEM- PI).

COLABOROU Adriana Vasconcelos

www.oglobo.com.br/pais