Título: Comitiva foi alertada e ignorou o perigo
Autor: Motta, Cláudio
Fonte: O Globo, 11/09/2007, Rio, p. 12

Além da Secretaria de Segurança, Batalhão Ferroviário da PM apontou riscos da viagem.

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, disse ontem que só soube da viagem das autoridades pela manhã e alertou os ministros Márcio Fortes e Pedro Brito, o secretário Júlio Lopes e o governador Sérgio Cabral sobre os riscos no trajeto que o trem faria. Beltrame explicou que, mesmo avisada, a comitiva decidiu seguir. O Batalhão Ferroviário da PM, que foi ao local, também avisou dos riscos da viagem. Segundo o secretário, o governador Sérgio Cabral não participou da viagem porque tinha outro compromisso de governo.

- Normalmente, as autoridades nos comunicam antes, e nós cuidamos da segurança. Mas, para isso, temos que ser avisados antecipadamente - afirmou o secretário.

Segundo Beltrame, a segurança no trem foi feita por oito policiais militares e por uma escolta de policiais do próprio governador. Responsável natural pela segurança de ministros de estado, a Polícia Federal do Rio sequer foi avisada.

Já o secretário de Transportes, Júlio Lopes, anfitrião do encontro, explicou que só na noite de quinta-feira, véspera do feriado, teve a confirmação da presença dos ministros no evento. Enviou e-mails e falou por telefone com o Batalhão de Polícia Ferroviária e com o Comando da PM:

- Nós já percorremos o trecho pelo menos umas oito vezes e nunca tivemos problemas. Foi por isto que todos concordamos em seguir.

Ao comentar o incidente, especialistas foram unânimes em considerar que houve erros primários na organização. Segundo o coordenador de Núcleos Estratégicos da UFF, professor Eurico de Lima Figueiredo, o risco foi desnecessário e absurdo:

- Foi incompetência total. Existem serviços de inteligência para garantir a segurança de eventos.

Já o pesquisador de Assuntos Militares Expedito Stefani Bastos, da Universidade Federal de Juiz de Fora, acredita que tenha havido um erro grave de comunicação entre os serviços de inteligência:

- Se a Secretaria de Segurança alertou sobre os riscos, eles deveriam ter levado em consideração.