Título: Tribunal solta acusados
Autor: Vaz, Lúcio
Fonte: Correio Braziliense, 29/03/2009, Política, p. 8

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3) mandou soltar ontem os 10 investigados da Operação Castelo de Areia, entre eles os diretores da empreiteira Camargo Corrêa e o doleiro Kurt Paul Pickel. A decisão foi tomada pela desembargadora Cecília Mello, da 2ª Turma do TRF. Ela acolheu liminarmente habeas corpus dos advogados dos suspeitos e mandou expedir alvará de soltura em favor dos executivos Fernando Dias Gomes, Pietro Francesco Giavina Bianchi e Dárcio Brunato, capturados preventivamente na manhã de quarta-feira por decreto do juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal.

Após a decisão da desembargadora, a defesa da Camargo Corrêa apresentou um novo habeas corpus relativo a duas secretárias da empresa, Darcy Flores Alvarenga e Mariza Berti Iaquinto, e a outro diretor, Raggi Badra Neto. Eles foram detidos em regime temporário por cinco dias. O pedido em favor dos três também foi acatado. O TRF ainda mandou soltar outros três doleiros do Rio.

No habeas para a cúpula da empreiteira, o criminalista Antonio Claudio Mariz de Oliveira ataca o ¿descabimento da prisão, a natureza panfletária da decisão¿.