Título: PF busca origem dos dólares
Autor: Vaz, Lúcio
Fonte: Correio Braziliense, 29/03/2009, Política, p. 8

Pietro Bianchi, diretor da empreiteira Camargo Corrêa, pode ser o elo entre o esquema de lavagem de dinheiro e a ¿doação¿ de recursos para partidos. Por decisão da Justiça, 10 envolvidos na susposta fraude saíram da cadeia.

São Paulo ¿ A Polícia Federal e o Ministério Público ainda não descobriram uma conexão entre o financiamento de partidos políticos e o esquema de lavagem de dinheiro e remessa ilegal de dinheiro para o exterior supostamente montado por diretores da empreiteira Camargo Corrêa. Mas as escutas telefônicas feitas pela PF mostram que o articulador do esquema da doações de campanhas eleitorais, Pietro Bianchi, também atuava no esquema de fraudes financeiras montado pelo grupo. Ele tinha contato rotineiro com Kurt Pickel, que fazia ligações com doleiros e contabilizava as remessas de dinheiro para o exterior. O Ministério Público afirma que foram enviados cerca de R$ 20 milhões ao exterior em apenas um ano.

Trabalhando na sede da empresa, Pietro era destinatário de faxes enviados pelos doleiros no Uruguai, Paco e Raul, com a indicação de contas e valores a serem creditados no exterior, além de participar de reuniões agendadas com Pickel. No âmbito das transações internacionais, Pietro também interagia com os demais doleiros, como José Diney Matos, marcando encontros na empresa e nas dependências de alguns hotéis, para recebimento e retirada de recursos das operações de câmbio ilegal realizadas.

Segundo o Ministério Público, Pietro aparece nas gravações como o principal articulador das ¿doações não declaradas¿. ¿Tais fatos indicam a existência de certas doações sem uma comprovação da sua real origem e destinação, ou seja, se estão devidamente registradas no TSE/TRE e detalhadas na contabilidade dos partidos, ou se são sonegadas e representam produto da prática de corrupção¿.

Licitações O diretor da empreiteira encarregado dos setor de licitações, Raggi Badra Neto, também participava do esquema de remessa ilegal de dinheiro. Embora não se comunicasse diretamente com Pickel, ¿em certa medida, era beneficiário das transações consumadas pela Camargo Corrêa, por meio do mesmo doleiro, promovendo algumas remessas e recebimentos, inclusive participando de reuniões com o doleiro e os demais diretores¿, diz o Ministério Público.

Em uma das conversas, o diretor Fernando Gomes dá instruções a Raggi, pedindo o nome de um bicho e um endereço, mencionando remessas de um dia para o outro. Nesse diálogo, em 8 de outubro do ano passado, fica claro que Raggi precisa de dólares no Brasil. Fernando explica que, devido à crise internacional, está mais difícil trazer dinheiro de fora. Pergunta se ele (Raggi) pode receber em reais. A conversa indicaria que Raggi estaria familiarizado com o uso de jargões comuns ao grupo.

Responsável pelos contatos com as demais construtoras e com os órgãos governamentais para os quais a Camargo Corrêa presta serviços, Raggi foi o primeiro diretor da empreiteira a ser indiciado pela Polícia Federal. A partir da análise dos documentos apreendidos na última quarta-feira na sede da Camargo Corrêa e na residência de seus diretores, a Polícia Federal vai procurar uma possível conexão entre os pagamentos a partidos políticos e o esquema voltado para atividades ilegais como dólar cabo, evasão de divisas, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

OS PERSONAGENS

Fernando Gomes Diretor da Camargo Corrêa e principal contato com o grupo de empresários do Rio responsável pelo pagamento no exterior aos doleiros apontados por Kurt Pickel

Dárcio Brunado Diretor da empreiteira que também fez contato com Kurt Pickel e recebe faxes de doleiros no Uruguai que informam quais contas no exterior devem receber dinheiro da empreiteira

Pietro Bianchi Também diretor e principal articulador das doações para financiamento de campanhas de políticos

Raggi Badra Neto Atua na área de licitações da empresa, mantendo contato com outras construtoras e com órgãos governamentais

Kurt Pickel É o elo entre os diretores e os doleiros sediados no Brasil, no Uruguai e na Europa, realizando a contabilidade dos swifts (comprovantes de transferência bancária internacional)

Marisa Iaquinto Secretária de Fernando, conheceos códigos utilizados pelo chefe e das atividades desenvolvidas pelos diretores

Darcy Alvarenga Secretária de Pietro, recebe faxes dos doleiros, agenda reuniões com Pickel e demonstra conhecer as operações