Título: Clima é de tensão entre aliados em Alagoas
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 12/09/2007, O País, p. 8

Governador Teotônio Vilela Filho acompanhará votação sobre destino de Renan em Brasília.

MACEIÓ. Um dia antes da votação do pedido de cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o clima entre aliados do senador em Alagoas era de tensão e silêncio. Renan passou o fim de semana na praia da Garça Torta, na casa de um irmão do engenheiro Tito Uchôa, acusado de ser laranja em negócios do senador para aquisição de rádios no estado.

Aliados temem que a cassação de Renan inviabilize o envio de recursos federais para Alagoas. Já os rivais dizem que Renan merece o "peso da Justiça". O governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), aliado de Renan, está em Brasília para acompanhar o processo. Ele vai conversar com tucanos sobre a possibilidade de salvar o senador.

- As expressões políticas do estado esperam o desfecho para saber para onde migrarão - disse o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Alberto Saldanha.

O debate também está na mídia local. O periódico "O Jornal" é do usineiro João Lyra, que acusa Renan de usar laranjas para aquisição de uma rádio e um jornal. O dono da "Gazeta de Alagoas" é o senador licenciado Fernando Collor de Mello (PTB), defensor discreto de Calheiros. Na rádio Correio, supostamente comprada por Renan por meio de laranjas, os apresentadores liam uma mensagem enviada pelo senador, informando que não renunciaria ao cargo.