Título: Polícia aponta quadrilha responsável pelos tiros
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 12/09/2007, Rio, p. 13

PM diz que não foi avisada antes.

Os bandidos do Jacarezinho que fizeram os disparos contra o trem que transportava os ministros são da quadrilha do traficante André Anchieta, segundo o delegado da 25ª DP (Engenho Novo), José Otílio Bezerra, que investiga o caso. Dois PMs que faziam a segurança dentro do trem foram ouvidos ontem, mas os detalhes são mantidos em sigilo, de acordo com o "RJTV", da TV Globo. Autoridades que estavam no trem serão convidadas a depor. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ubiratan Ângelo, a PM não sabia antecipadamente da viagem de trem:

- Soubemos na quinta-feira à noite, através de comunicação verbal, telefônica, da Secretaria de Transportes, que haveria um evento. E a secretaria pediu o policiamento para o local.

Ele disse que a Secretaria de Transportes mandou uma mensagem eletrônica, na qual pedia reforço de policiamento para o terminal da MRS, sem mencionar o passeio de trem:

- O oficial encarregado do policiamento indicou que não fosse feito o passeio, porque se tratava de autoridades estaduais e federais, com as quais se tem uma preocupação maior.

Para o secretário de Transportes, Júlio Lopes, houve um possível erro de interpretação do e-mail enviado à PM:

- O e-mail dizia que era preciso policiamento para a inauguração das obras de acesso ao Arará. E a inauguração foi exatamente ali.

Já o diretor da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), delegado Rodrigo Oliveira, afirma que os tiros foram dados por traficantes desavisados:

- Tenho dificuldade de acreditar que foi um ataque a ministros - afirmou.