Título: Estatal negocia ativos da Esso na Argentina
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 12/09/2007, Economia, p. 25

PDVSA, por ter fortes vínculos com o governo Kirchner, também é forte candidata.

BUENOS AIRES. A Petrobras é uma das principais candidatas a comprar os ativos da Esso na Argentina, tornando-se a segunda companhia petrolífera do país, depois da Repsol-YPF. A decisão da Esso de deixar a Argentina foi confirmada no início do mês. No Brasil, o diretor da área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, disse apenas que o negócio está sendo avaliado:

- Não posso dizer sim ou não. É uma negociação que está sendo feita e que nós vamos ter que examinar.

A Esso tem uma refinaria na província de Buenos Aires, 90 postos de gasolina e detém 12% do mercado argentino. Em 2006, faturou US$2,1 bilhões. Segundo versões extra-oficiais, a decisão de sair da Argentina se deve, em grande medida, às dificuldades de convivência com o governo de Néstor Kirchner, que, em 2003, exigiu o congelamento do preço dos combustíveis.

Outra possibilidade é de que a empresa seja comprada pela Petróleos da Venezuela (PDVSA), mas, segundo uma fonte argentina, isso não seria bem visto pelo mercado. No entanto, fontes da Petrobras na Argentina lembraram que a operação de venda da Esso deverá ser aprovada pelo governo, o que aumentaria as chances da PDVSA, dado o forte vínculo entre o presidente Néstor Kirchner e Hugo Chávez.

COLABOROU Ramona Ordoñez