Título: Após a vitória, visita ao aliado Sarney
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 13/09/2007, O País, p. 5

Críticas "à implacabilidade da imprensa".

BRASÍLIA. Absolvido no plenário, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deixou a sessão dizendo que ia rezar. Renan pretendia ir à Igreja São Judas Tadeu, mas, no meio do caminho, mudou de idéia e seguiu para a casa da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), filha do senador José Sarney (PMDB-AP), ambos articuladores dos votos contra a cassação de seu mandato.

Renan conversou com Sarney, e recebeu os cumprimentos pela absolvição do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), que assistiu à sua defesa no Senado. Também conversou por telefone com o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP).

-- Foi bom para mim - disse Renan.

De manhã, Renan recebeu um grupo reduzido de parlamentares nas horas que antecederam a sessão. Antes de se deslocar para o escritório do advogado Eduardo Ferrão, que o acompanhou até o Senado, Renan recebeu em sua casa apenas dois deputados: Jader Barbalho (PMDB-PA) e o líder do PCdoB, Renildo Calheiros (PE), seu irmão.

- Não entendo como um caso amoroso foi se transformar nessa bola de neve - desabafou Renan para um grupo de parlamentares na noite de anteontem.

Na noite da véspera da sessão que decidiria seu futuro político, Renan, acompanhado do advogado Bruno Mendes, fez uma revisão do discurso que fez na sessão secreta, substituindo palavras. A leitura do discurso foi feita em voz baixa. Estavam na sua casa nesse momento o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) e os deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Renildo Calheiros e Olavo Calheiros (PMDB-AL), que também é seu irmão, e responde a processo no Conselho de Ética da Câmara.

Nessa conversa, foram feitas críticas ao que se chamou de "implacabilidade da mídia". Enquanto Renan estava na sala com seus aliados, sua mulher, Verônica, terminava uma série de ligações que fez para as mulheres de todos os senadores pedindo que elas ajudassem a absolver o presidente do Senado.

COLABOROU Cristiane Jungblut