Título: Na defesa, Renan tentou intimidar colegas
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 13/09/2007, O País, p. 5

DIA D NO SENADO: "Passe água oxigenada na boca para falar de mim" , disse o presidente do Senado a ex-senadora.

Durante a sessão fechada, ameaças veladas ou explícitas a Jefferson Peres, Pedro Simon e também Heloísa Helena.

BRASÍLIA. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), intimidou colegas, com insinuações e bate-bocas, durante a sessão que o julgou. O ataque mais violento, ao encerrar sua defesa, ele dirigiu à ex-senadora Heloísa Helena, presidente do PSOL e autora da representação pedindo a cassação de seu mandato. Renan a chamou de sonegadora e não ficou sem resposta. Foi acusado de mentiroso. Heloísa não foi o único alvo. Renan também provocou o presidente do PSDB, Tasso Jereissati (CE), ao abordar suas supostas relações com o lobista da Mendes Júnior Claudio Gontijo.

Documento sobre dívida irrita presidente do PSOL

O ataque a Heloísa foi feito após Renan afirmar que não tinha mágoas e que, se fosse absolvido, procuraria os líderes para recompor o ambiente.

- Não tenho ressentimento nem contra a ex-senadora Heloísa Helena. Se quisesse atacá-la, tornaria público esse documento do Supremo Tribunal Federal. Ele diz que ela deve R$980 mil para a Receita Federal. Ela perdeu esse processo em todas as instâncias, é uma sonegadora.

Heloísa Helena reagiu indignada e aos gritos:

- É mentira, é mentira!

- É verdade, está aqui o documento! - respondeu Renan, mostrando o papel, e o entregando à Mesa Diretora.

Ele ainda foi mais agressivo:

- Passe água oxigenada na boca para falar de mim.

Heloísa Helena devolveu:

- E Vossa Excelência passe água sanitária na boca para falar de mim.

Renan referiu-se a decisão de 2003, do Superior Tribunal de Justiça, condenando Heloisa a pagar ao Fisco R$253,5 mil (valor da época). Ela foi autuada pela Receita com base em recursos recebidos em 1995 e 1996, quando era deputada estadual em Alagoas, e tenta anular o débito. O caso está no STF.

À saída da sessão, senadores disseram que Renan acertou ao eleger Heloísa como inimiga, pois ela não é vista com simpatia pela maioria. Gerson Camata (PMDB-ES) lamentou que o PSOL tenha escalado Heloísa para fazer a acusação:

- A Heloísa Helena ajudou a absolver o Renan.

Renan também insinuou que Tasso tinha ligações com Gontijo, intermediário nos pagamentos da pensão a Mônica Veloso:

- Sou amigo de Claudio Gontijo há 20 anos. Me dou com ele, senador Tasso Jereissati, desde a sua primeira eleição para o governo do Ceará, quando a ex-mulher dele trabalhava em sua campanha - afirmou Renan.

Senador também ironiza Jefferson Peres e Simon

Houve ainda referências a Jefferson Peres (PDT-AM) e Pedro Simon (PMDB-RS).

- Meu caro senador Jefferson Peres, sempre lutei contra as injustiças, e em nome dessa luta não me afastei da presidência. Não se pode ceder aos tempos de inquisição que a imprensa construiu - disse Renan.

E foi além ao alfinetar Peres, cuja mulher trabalha em seu gabinete no Senado:

- Senador, se eu quisesse confundir o público com o privado, teria contratado a Mônica Veloso para meu gabinete.

A Simon, que pediu várias vezes sua renúncia, disse:

- Encontrei forças para lutar na defesa da minha honra, senador Simon, porque este é o terceiro presidente do Senado que querem tirar do cargo no grito.

Renan fez ainda críticas à atuação da mídia:

- Cresce em todo o mundo a tendência de a mídia substituir a representação popular. Gostaria de lembrar aos senhores deputados (que assistiam à sessão) que Antonio Gramsci dizia que, com instituições fracas, a mídia vira partido político.

COLABOROU Alan Gripp