Título: Na Dinamarca, presidente evita comentários
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 13/09/2007, O País, p. 9

Lula soube da absolvição durante jantar com rainha.

COPENHAGEN. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado da decisão do Senado de absolver Renan Calheiros quando jantava com a rainha da Dinamarca, Margrethe II. Os dois já estavam no cafezinho. O presidente não comentou o assunto, segundo um de seus assessores. Na véspera da votação secreta, quando visitava Estocolmo, o Lula dissera não ver problema na permanência de Renan na presidência do Senado, caso ele fosse absolvido. Pedira também respeito à decisão do Senado, qualquer que fosse ela.

O presidente desembarcou no fim da tarde em Copenhagen com um atraso de uma hora, o que provocou alterações no cerimonial de seu encontro com a monarquia dinamarquesa. Para economizar tempo, em vez de chegar ao Palácio de Fredensborg, a 30 quilômetros da capital, numa carruagem, o meio de transporte de Lula e da primeira-dama, dona Marisa, foi o Rolls-Royce da família real. Foram recebidos com pompa por uma divisão da cavalaria do regimento real dinamarquês.

Hoje o presidente tomará café da manhã com representantes da indústria naval dinamarquesa e participará de uma mesa-redonda na sede da Confederação Dinamarquesa de Indústrias. O programa inclui a abertura de uma exposição do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e um encontro com representantes da comunidade brasileira na Dinamarca, além de uma audiência com o primeiro-ministro, Anders Fogh Rasmussen.