Título: Pancadaria vai parar na Polícia Federal
Autor: Gripp, Alan e Lima, Maria
Fonte: O Globo, 13/09/2007, O País, p. 10

Seguranças fazem corpo de delito.

BRASÍLIA. Diante das declarações iradas do deputado Raul Jungmann (PPS-PE) cobrando da direção do Senado apuração e punição rigorosa dos responsáveis pelo confronto com os parlamentares, o chefe da Polícia Legislativa, Pedro Ricardo, decidiu enviar três dos seguranças envolvidos ao Instituto de Medicina Legal (IML), para fazer exames de corpo delito.

Segundo Pedro Ricardo pelo menos cinco seguranças ficaram feridos em tumultos com fotógrafos e cinegrafistas, e também no confronto com os parlamentares. Os seguranças alegaram não terem recebido informações sobre a liminar do Supremo que permitia a entrada dos deputados no plenário. Por isso, tentaram impedi-los de acompanhar a sessão.

- Quando ocorre qualquer incidente em que os seguranças sofrem lesões, escoriações ou contusões, eles tem que ir ao IML para fazer o exame de corpo delito. Depois do primeiro embate, lá atrás teve outros socos, e eles foram atingidos. Lá embaixo, na chegada do presidente Renan, dois seguranças machucaram as canelas - disse Pedro Ricardo.

A Procuradoria da República no Distrito Federal requisitou ontem que a Polícia Federal abra inquérito para investigar supostos excessos da Polícia Legislativa. O pedido de investigação criminal foi feito pelos procuradores Lívia Tinoco e Vinícius Fermino, do Grupo de Controle Externo da Atividade Policial. Eles também decidiram abrir um procedimento de investigação criminal próprio para apurar os supostos abusos da Polícia Legislativa.

A segurança foi recentemente transformada em Polícia Legislativa e os seguranças passaram a portar pistolas de choque. Segundo Pedro Ricardo, só após analisar o resultado dos exames e as imagens do incidente, ele decidirá se também será aberto um processo investigativo.