Título: Senadores do Rio ajudaram a absolver Renan
Autor:
Fonte: O Globo, 13/09/2007, O País, p. 12

DIA D NO SENADO: Para Francisco Dornelles, só ficou comprovado que houve crime contra a ordem tributária

Dornelles atuou como advogado, Paulo Duque defendeu absolvição e Crivella disse que não havia provas

BRASÍLIA. Dos três senadores do Rio, dois defenderam abertamente a absolvição e um deu sinais de que também votou pró-Renan, embora tenha se recusado a declarar. Francisco Dornelles (PP) chegou a argumentar que o crime provável de Renan foi tributário e que não caberia ao Senado cassá-lo por isso.

Dornelles, em pronunciamento no plenário, agiu como advogado de defesa de Renan. Ele questionou o relatório, alegando haver apenas provas de crime contra ordem tributária, e não de que o presidente do Senado tenha utilizado recursos de uma empreiteira para pagar contas pessoais:

- Cabe ao Senado decidir se existem provas de que os recursos entregues pelo senador Renan Calheiros à jornalista Mônica não lhe pertenciam. Nenhuma prova foi apresentada nesse sentido.

Paulo Duque (PMDB), que assumiu a vaga deixada pelo governador Sérgio Cabral, também não escondeu seu apoio à absolvição.

- O Senado fez justiça - disse o senador

Para Marcelo Crivella (PRB), que não quis abrir seu voto, o relatório dos senadores Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS) não comprovou que o presidente do Senado se beneficiou de recursos de empreiteira Mendes Júnior. Crivella defendeu uma rápida conclusão dos demais três processos contra Renan.