Título: Protestos paralisam site e telefones do Senado
Autor:
Fonte: O Globo, 14/09/2007, O País, p. 8

DEPOIS DA ABSOLVIÇÃO: Entre 10h e 17h, não era possível abrir a página na internet nem enviar e-mails para senadores

Página oficial fica sete horas fora do ar; Prodasen alega pane técnica, mas funcionários atribuem à enxurrada de mensagens

BRASÍLIA. No dia seguinte à absolvição de Renan Calheiros (PMDB-AL), o site do Senado passou ontem quase sete horas fora do ar. Entre 10h e 17h, não era possível abrir a página na internet nem enviar e-mails para senadores e funcionários da Casa. A Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen) negou relação com o número excessivo de acessos ao site e atribuiu a pane a uma falha de contato com a Brasil Telecom, empresa de telefonia que serve ao Senado. Funcionários da Casa, porém, atribuíram o problema à enorme quantidade de e-mails enviados ao Senado.

Alguns gabinetes receberam quase dez mil mensagens, número muito acima do normal. A maioria continha protestos contra a absolvição de Renan e pedia o fim de sessões e votações secretas.

"Alô, Senado" não funcionou em grande parte do dia

Para o gabinete do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) foram enviados, entre 17h e 18h30m, 1.043 e-mails, a grande maioria tratando da votação. A Renato Casagrande (PSB-ES), autor do relatório do Conselho de Ética pedindo a cassação de Renan, foram mandadas cerca de cinco mil mensagens até as 18h. Segundo a assessoria do senador, 90% tratavam da absolvição, muitas delas em tom agressivo.

Os telefones do Senado também foram afetados. A central "Alô, Senado" não funcionou durante parte da manhã e por quase toda a tarde. Segundo a diretora do serviço, Ana Novelli, o equipamento que distribui as ligações queimou.