Título: Sessão fechada e abstenções são alvo de críticas
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 14/09/2007, O País, p. 12

"Quando você julga alguém deve dizer sim ou não".

SÃO PAULO. Para o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Sebastião Luis Amorim, o pior desgaste, do ponto de vista institucional, não foi o resultado em si, mas a forma como o processo foi conduzido.

- Pode até ser que a decisão tenha sido correta no mérito mas a forma, com sessão secreta, traz perplexidade à nação - disse ele.

De acordo com o desembargador aposentado, as seis abstenções registradas na votação do processo de Renan Calheiros também contribuem para o desgaste do Senado.

- Quando você julga alguém deve dizer sim ou não. Se não existem provas suficientes ou se não há a certeza da culpa, a única decisão correta é a absolvição- afirmou Amorim.

"Risco de surgimento de um Jânio Quadros do século 21"

Para Carlos Ari Sundfeld, professor de direito administrativo da FGV e da PUC-SP, embora não haja clima para uma crise institucional, a descrença generalizada da população brasileira nos políticos pode abrir espaço para aventureiros.

- O risco é o surgimento de um Jânio Quadros do século XXI, alguém que com um discurso moralista consiga se conectar diretamente ao eleitorado atropelando os partidos e as instituições - disse.